Desenvolvimento – direitos e justiça

Por que seremos uma Coalizão Ecumênica e de Direitos?
Podemos declarar um sonho em comum. Um novo mundo é possível, em uma sociedade que respeite em sua universalidade os direitos civis e políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, e que ouça o clamor pela justiça, a paz e a integridade da criação. Por isso nos encontraremos em Coalizão, toda a família Ecumênica e o Caucus de Direitos Humanos, sob o tema geral Ecumenismo, Direitos e Justiça Social, durante o Fórum Social Mundial 2009, em Belém.

Nosso tema comum: Desenvolvimento - Direitos e Justiça Social
A atual crise econômica global revela as tramas injustas e a violação dos direitos humanos em todos os continentes. Na base dessa realidade está um modelo de desenvolvimento incapaz de garantir a sustentabilidade ecológica de todo o mundo habitado. Analisar, denunciar e compartilhar alternativas em torno de casos e em apoio a redes em luta pela justiça e pela afirmação de um desenvolvimento com direitos para todos e todas, justo e realmente transformador, é nosso desafio a enfrentar como Coalizão Ecumenismo e Direitos.


quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Atividades já confimadas em torno do tema comum

O acerto entre FE-BRASIl/FE SUD, PAD e Caucus de DH em torno do tema comum "Desenvolvimento - direitos e justiça" já abriga as seguintes iniciativas:

a) Impacto de Grandes Projetos em modalidade Seminário ainda não organizado - apoiado pelo PAD, FE BRASIL/FE SUD, FIAN (Br e Internacional), Plataforma DhESC e Rede Social;

b) Em Modalidade Oficinas:
- Monitoramento DhESC - apoiado por MNDH, PAD, Rede Brasil, Pataforma DhESC
- Criminalização dos Movimentos Sociais - apoio PAD, MNDH, Rede Social (?)
- Relatório de Impacto sobre os Direitos Humanos - PAD, CESE, MNDH
- Desigualdade, Sustentabillidade e Democracia na A. L. - apoio ABONG, Rede Brasil, ALOP, PAD e Mesa de Articulación.
- Temos o FMTL e "cafés" que seguirão no FSM.

c) Uma lista de informações coordenada desde a EAA (maiores informações sobre estas listserves no final desta página).

d) O blog do Caucus DH

e) Site do PAD - de onde se pode chegar ao Caucus também.

Notícias de Belém

Após o encontro de Setembro, realizado em Belém, e que contou com a participação do Rev. Francisco, o grupo local teve algumas dificuldades no que tange a comunicação. Para sanar pelo menos uma parte deste hiato, partilhamos aqui algumas decisões e acontecimentos importantes:

1 - Após a referida reunião em setembro, foi criado um grupo de trabalho semanal - GTS. Ele funciona hoje com os seguintes componentes:

Rev. Claudio Linhares (IEAB)
Mãe Nangetu (INTECAB)
Tony Vilhena (ACER)
Pra. Cibele Kuss (IECLB)
Rogério Parreira (Santo Daime - CEFLURIS)

Esse grupo também assume agendas de trabalho como reuniões do GF-FSM ou do Fórum Mundial de Teologia e Libertação.

2 - O blog do comitê local foi criado: http://gtinterreligiosobelem.blogspot.com/

3 - Também foram criados grupos de trabalhos internos para elaborarem as Celebrações Inter-religiosas (Abertura e Encerramento) e a Ambiência do nosso território no Fórum.

4 - Foi instituída uma taxa de colaboração entre as religiões/organizações presentes no GT, para pequenos gastos administrativos.

5 - O GT (comitê inter-religioso local) foi inscrito como organização no FSM. Hoje, já são 25 delegados/as ligados a este GT inscritos no FSM 2009.

6- Definiu-se o território do espaço Inter-religioso no FSM.

Essas seriam algumas realizações do trabalho do GT local nesse período de Setembro até aqui. Sobre a questão orçamentária, o grupo local conseguiu elaborar dois orçamentos. Um referente à tenda (que seria alugada) e outro, referente ao gasto com materiais, principalmente para divulgação.

Quanto a questão da tenda, há confiormação de que conseguiram junto ao Governo do Estado do Pará e ao Comitê local do FSM, uma tenda gratuita e que se tem trabalhado para melhorar as condições da mesma, ainda a partir de parceria com o Governo.

O que há de concreto:

1 - A Capela Ecumênica da UFPA - Ela comporta 100 pessoas, e seria ideal para pequenas atividades: exposições, celebrações diárias, etc.

2 - Uma tenda para 300 pessoas - É uma tenda não-climatizada, montada sob um tablado, possui 300 cadeiras, e será montada ao lado da Capela Ecumênica.

3 - A possibilidade de utilização de um Palco que fica no mesmo território - seria para atividades que reunissem um grande número de pessoas. Obs: Toda palestra ou atividade desenvolvida na tenda, que precise de data-show, computador, ou qualquer outro componente nessa linha, deve ser auto-gestionado. O que se tem tentado conseguir junto ao Governo, é a sonorização da tenda.

O que é preciso definir junto à coalizão ecumenismo e direitos:

1 - A época é de definir a grade de atividades da tenda inter-religiosa. A partir do dia 18/12, o comitê de convergência começara a definir a agenda de atividades para as tendas temáticas. Então, precisamos que
todos os nossos parceiros, que pretendam desenvolver qualquer atividade no território inter-religioso, enviem os detalhes destas atividades (já inscritas no FSM) até a próxima segunda-feira (15/12).
No dia 17/12, estará se definindo em Belém a grade de atividades.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Pauta da reunião do comitê inter-religioso local em 3 de Dezembro

GRUPO FACILITADOR E GT'S
No dia 27 de novembro, o Rev. Cláudio representou o GT Interreligioso na reunião com os GT's de Cultura e Mobilização. De 10 a 13 de dezembro, durante todo o dia, haverá reunião do GF com os GT's, na FASE.

CELEBRAÇÃO DE ABERTURA E ACOLHIDA DAS ENTIDADES PARCEIRAS
Decidimos que esta Celebração Interreligiosa será no dia 27 de janeiro, às 15h, antecedendo o início da Marcha de Abertura do FSM.

DESTAQUES E ENCAMINHAMENTOS
- BLOG: O Blog do GT já está "repaginado". Acesse http://www.gtinterreligiosobelem.blogspot.com/. Vamos compartilhá-lo com todos os endereços de nossas listas de e-mails e enviar sugestões.

- Guarda-chuva: Foi feita uma sugestão interessante de usarmos guarda-chuvas ou "sombrinhas" personalizadas do Interreligioso durante os Fóruns. Equipe de Secretaria vai levantar orçamento.

- TENDA: Hoje, temos garantida uma Tenda com trezentas cadeiras para o FSM. A Equipe de Secretaria vai enviar ofício para a Secretaria de Estado de Comunicação para emprestar equipamentos de sonorização de ambientes. O Océlio vai contribuir no levantamento da estrutura necessária na Tenda (luz, eletricidade, etc.).

- COALIZÃO ECUMÊNICA: Revd. Cláudio vai enviar e-mail em português e inglês para repassar os últimos informes do GT.

- Equipe de Ambiência: Esta Equipe vai fazer a visita na UFPA no dia 04 de novembro, quinta-feira.

- Equipe de Secretaria: Vai se reunir no dia 10 de dezembro, quarta-feira, às 9h.

Próxima reunião: dia 17 de dezembro de 2008, às 9h, na Secretaria Local do FSM

Pauta do comitê inter-religioso local em 1 de Outubro

IDENTIDADE – MARCA DO GT: A Pra. Cibele sugeriu que tivéssemos uma metodologia para construirmos a nossa marca. Ficou a cargo de todos pensar a partir da carta de princípios o sentido do logo e entregar até o dia 22 de outubro a proposta do símbolo para escolha pelo grupo.

GRUPO DE TRABALHO SEMANAL: Cibele sugeriu que esse grupo tivesse alguns critérios.
O GT sugeriu: compromisso, inter-religiosidade e operacionalidade, ficou assim formado por:
1- Rogério (Santo Daime)
2- Tony (ACER)
3- Ilzeris (Hare Krisna)
4- Pra. Cibele (IECLB)
5- Rev. Cláudio (IEAB)
6- Mãe Nangetu (INTECAB)

Este grupo vai se reunir todas as quartas-feiras na Ouvidoria.

PARTICIPAÇÃO NO FMTL: O grupo não tem ainda elementos para discussão e elaboração de como será sua atuação junto ao FMTL.

LÍNGUA INGLESA: Alguns do grupo indicaram os nomes da Irmã Nancy e a Ruth Barros para serem sondadas sobre a possibilidade de ajudarem na tradução dos textos, cartas e informes que serão inseridos no Blog e outras demandas.

DIA DE ABERTURA: A Pra. Cibele lembrou que o grupo tem que pensar para o dia de abertura do fórum não só a participação na Marcha, mas, uma celebração de abertura ou momento celebrativo.

Sugestão de lugares para a celebração:

- Quadra da Igreja Anglicana
- Auditório na Castelo (Associação Espírita)
- A Tenda do espaço inter-religioso no FSM 2009

* Atenção a um detalhe importante: no mês de janeiro chove muito.

Impressões da reunião com comitê inter-religioso local em 27 de setembro

O primeiro encontro com o Grupo Inter-religioso de Belém aconteceu em setembro deste ano. O Rev. Francisco de Assis da Silva, da IEAB, representou o FE BRASIL/FE SUD na reunião e partilhou as seguintes impressões:


"Foi uma reunião muito produtiva e com um alto grau de consenso em torno da compreensão do papel e da importância do Comitê Local. Houve questionamento a respeito de que conceito de desenvolvimento está sendo usado para propor o eixo temático que está proposto para a articulação com o Caucus. A despeito de a memória não apontar para isso, resgatei o processo da presença ecumênica e inter-religiosa desde o famoso Painel Inter-religioso feito em 2003. Foi muito expressiva a presença das pessoas - um grupo realmente grande e representativo. Outro ponto a considerar é o histórico desse grupo que se conhece há algum tempo a partir dos embates por Paz e Justiça e isso facilita a confiança e o respeito recíprocos.O grupo definiu uma estratégia de reuniões mais freqüentes para dar mais efetividade ao trabalho de articulação local. Um grande diferencial também é que o grupo inter-religioso já recebeu o reconhecimento do Comitê paraense do FSM e constitui por si só um GT ao lado dos outros que estão constituidos.Uma outra boa noticia é que já se tem um espaço definido dentro do território do FSM e além do mais também haverá uma tenda e um palco. Sinto que eles se sentiram muito valorizados com a presença de alguém do FE BRASIL. A dinâmica do grupo está tão acelerada que já estão sendo propostas atividades por parte de alguns grupos, revelando assim o excelente nível de interesse."



Rev. Francisco tamém compartilhou a foto em anexo, que mostra onde estará o espaço inter-religioso durante o FSM 2009.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Encontro Ecumênico Jovens

(Belém – Janeiro 27 . Fevereiro 1)
Como seguramente saben se acerca la realización del Foro Social Mundial 2009 (FSM) que se llevara a cabo en Belém, Pará, Brasil, del 27 de enero hasta el 1 de febrero. Personas y organizaciones de todo el mundo se reunirán a través de cientos de actividades auto organizadas como camping, talleres, seminarios, conferencias, testimonio, marchas actividades culturales y artísticas, entre otros, como lugares para el intercambio, reflexión y preparación de propuestas para la construcción de otro mundo posible.

Tomando la experiencia realizada en el Foro Social Mundial realizado en Porto Alegre, varios líderes del Movimiento Ecuménico acordaron proponer la realización de un Encuentro Ecuménico Juvenil previo al FSM.

Con el auspicio del Consejo Mundial de Iglesias (WCC), la Alianza mundial de Asociaciones Cristianas de Jóvenes (YMCA), la Federación Mundial de Estudiantes Cristianos (WSCF), los referentes latinoamericanos de estas organizaciones y otras de carácter regional (CLAI, AIPRAL; CIEMAL etc) coincidimos en considerar que es una excelente oportunidad para la reactivación del espacio cristiano ecuménico juvenil en la región.

El evento se realizara los días 25 y 26 de enero (llegando el día 24) y luego participaremos en las actividades del FSM hasta el 1º de febrero.

Nos interesa que lideres y referentes juveniles de nuestras organizaciones puedan encontrarse, estrechar vínculos fraternales en tanto hermanos y hermanas que asumimos el seguimiento de Jesús desde el compromiso con la transformación de nuestras sociedades a través de diversas opciones y modalidades.

A nuestras organizaciones internacionales les parece muy interesante pero no cuentan con rubros en los presupuestos, es decir que no disponemos de fondos para financiar pasajes y estadías de representantes. Por tal razón que este grupo de organizaciones convoca a una intensa movilización de recursos para asegurar la participación de representantes de todas ellas en Belén do Para. Esto incluye recursos financieros para los pasajes, pero también contar con un lugar don de alojarnos y realizar el Encuentro en las condiciones mas económicas posibles-
Estamos construyendo una Agenda que incluye los siguientes temas:
  • Juventud y ecumenismo en América Latina
  • Juventud e incidencia política
  • Perspectivas bíblico-teológicas para la coyuntura socio-política latinoamericana,
  • Dialogo interreligioso y juventud... por donde pasa el ecumenismo y los jóvenes hoy?
  • Agenda ecuménica juvenil latinoamericana para el 2009

Fórum Mundial de Teologia e Libertação

(Belém – Janeiro 21-25)
O FMTL é um espaço de encontro para reflexão teológica tendo em vista contribuir para a construção de uma rede mundial de teologias contextuais marcadas por perspectivas de libertação, paz e justiça. O FMTL se reconhece como resultado do movimento ecumênico e do diálogo das diferentes teologias contemporâneas identificadas com processos de transformação da sociedade.