Desenvolvimento – direitos e justiça

Por que seremos uma Coalizão Ecumênica e de Direitos?
Podemos declarar um sonho em comum. Um novo mundo é possível, em uma sociedade que respeite em sua universalidade os direitos civis e políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, e que ouça o clamor pela justiça, a paz e a integridade da criação. Por isso nos encontraremos em Coalizão, toda a família Ecumênica e o Caucus de Direitos Humanos, sob o tema geral Ecumenismo, Direitos e Justiça Social, durante o Fórum Social Mundial 2009, em Belém.

Nosso tema comum: Desenvolvimento - Direitos e Justiça Social
A atual crise econômica global revela as tramas injustas e a violação dos direitos humanos em todos os continentes. Na base dessa realidade está um modelo de desenvolvimento incapaz de garantir a sustentabilidade ecológica de todo o mundo habitado. Analisar, denunciar e compartilhar alternativas em torno de casos e em apoio a redes em luta pela justiça e pela afirmação de um desenvolvimento com direitos para todos e todas, justo e realmente transformador, é nosso desafio a enfrentar como Coalizão Ecumenismo e Direitos.


quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Notícias de Belém

Após o encontro de Setembro, realizado em Belém, e que contou com a participação do Rev. Francisco, o grupo local teve algumas dificuldades no que tange a comunicação. Para sanar pelo menos uma parte deste hiato, partilhamos aqui algumas decisões e acontecimentos importantes:

1 - Após a referida reunião em setembro, foi criado um grupo de trabalho semanal - GTS. Ele funciona hoje com os seguintes componentes:

Rev. Claudio Linhares (IEAB)
Mãe Nangetu (INTECAB)
Tony Vilhena (ACER)
Pra. Cibele Kuss (IECLB)
Rogério Parreira (Santo Daime - CEFLURIS)

Esse grupo também assume agendas de trabalho como reuniões do GF-FSM ou do Fórum Mundial de Teologia e Libertação.

2 - O blog do comitê local foi criado: http://gtinterreligiosobelem.blogspot.com/

3 - Também foram criados grupos de trabalhos internos para elaborarem as Celebrações Inter-religiosas (Abertura e Encerramento) e a Ambiência do nosso território no Fórum.

4 - Foi instituída uma taxa de colaboração entre as religiões/organizações presentes no GT, para pequenos gastos administrativos.

5 - O GT (comitê inter-religioso local) foi inscrito como organização no FSM. Hoje, já são 25 delegados/as ligados a este GT inscritos no FSM 2009.

6- Definiu-se o território do espaço Inter-religioso no FSM.

Essas seriam algumas realizações do trabalho do GT local nesse período de Setembro até aqui. Sobre a questão orçamentária, o grupo local conseguiu elaborar dois orçamentos. Um referente à tenda (que seria alugada) e outro, referente ao gasto com materiais, principalmente para divulgação.

Quanto a questão da tenda, há confiormação de que conseguiram junto ao Governo do Estado do Pará e ao Comitê local do FSM, uma tenda gratuita e que se tem trabalhado para melhorar as condições da mesma, ainda a partir de parceria com o Governo.

O que há de concreto:

1 - A Capela Ecumênica da UFPA - Ela comporta 100 pessoas, e seria ideal para pequenas atividades: exposições, celebrações diárias, etc.

2 - Uma tenda para 300 pessoas - É uma tenda não-climatizada, montada sob um tablado, possui 300 cadeiras, e será montada ao lado da Capela Ecumênica.

3 - A possibilidade de utilização de um Palco que fica no mesmo território - seria para atividades que reunissem um grande número de pessoas. Obs: Toda palestra ou atividade desenvolvida na tenda, que precise de data-show, computador, ou qualquer outro componente nessa linha, deve ser auto-gestionado. O que se tem tentado conseguir junto ao Governo, é a sonorização da tenda.

O que é preciso definir junto à coalizão ecumenismo e direitos:

1 - A época é de definir a grade de atividades da tenda inter-religiosa. A partir do dia 18/12, o comitê de convergência começara a definir a agenda de atividades para as tendas temáticas. Então, precisamos que
todos os nossos parceiros, que pretendam desenvolver qualquer atividade no território inter-religioso, enviem os detalhes destas atividades (já inscritas no FSM) até a próxima segunda-feira (15/12).
No dia 17/12, estará se definindo em Belém a grade de atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário