Desenvolvimento – direitos e justiça

Por que seremos uma Coalizão Ecumênica e de Direitos?
Podemos declarar um sonho em comum. Um novo mundo é possível, em uma sociedade que respeite em sua universalidade os direitos civis e políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, e que ouça o clamor pela justiça, a paz e a integridade da criação. Por isso nos encontraremos em Coalizão, toda a família Ecumênica e o Caucus de Direitos Humanos, sob o tema geral Ecumenismo, Direitos e Justiça Social, durante o Fórum Social Mundial 2009, em Belém.

Nosso tema comum: Desenvolvimento - Direitos e Justiça Social
A atual crise econômica global revela as tramas injustas e a violação dos direitos humanos em todos os continentes. Na base dessa realidade está um modelo de desenvolvimento incapaz de garantir a sustentabilidade ecológica de todo o mundo habitado. Analisar, denunciar e compartilhar alternativas em torno de casos e em apoio a redes em luta pela justiça e pela afirmação de um desenvolvimento com direitos para todos e todas, justo e realmente transformador, é nosso desafio a enfrentar como Coalizão Ecumenismo e Direitos.


sábado, 20 de dezembro de 2008

Agenda de atividades na tenda começa a ganhar forma

As novidades de Belém não param de chegar. É grande a mobilização do comitê inter-religioso local. Claudio Linhares, da IEAB, partilha as seguintes noticias:

- Estrutura da tenda: a cabine de tradução simultânea na tenda é oferecida com toda a estrutura necessária (intérpretes, som, fones, etc.) No entanto, cada tenda, se responsabilizará pelo valor de R$1.500,00 (Mil e Quinhentos Reais) por turno e/ou atividade. O turno equivale a uma atividade de 3 horas. Mas, se a atividade durar 1 ou 2 horas, o valor é o mesmo.

- Em conferência skype realizada na última quinta-feira entre diversos parceiros divulgou-se que a maioria das atividades da Coalizão está prevista para a tenda de Direitos Humanos. No entanto, o tempo será dividido com outras atividades. Precisamos saber quais as atividades da coalizão poderiam migrar para a tenda reservada para coalizão/inter-religioso. ATENÇÃO: o comitê local tem até segunda-feira (22.12) para informar as atividades da tenda, para que sejam publicadas no caderno oficial de atividades do FSM.

- O comitê inter-religioso local pretende desenvolver as seguintes atividades na tenda:

FMTL : Oficina: Fórum Mundial de Teologia e Libertação 2005-2009: balanço de uma experiência. Tempo: 1 hora

CEBI: Oficina: Águas da Vida. Águas da Morte. Tempo: 1 hora

FOCOLARE: Oficina: Pela construção de um mundo pela paz, justiça, ética e respeito. Tempo: 2 horas

SANTO DAIME: Palestra: A saga do Mestre Raimundo Irineu Serra do Maranhão ao Acre. Tempo: 2 horas + Palestra: A expansão da doutrina para o mundo inteiro. Tempo: 2 horas

ANANDA MARGA: Oficina: Princípio Éticos da Yoga: Yama e Niyama - Tempo: 2 horas

HARE KRISHNA: Palestra: A Ética da Não-Violência e seu impacto no Meio-Ambiente - Tempo: 2 horas + Palestra: O Caminho do Conhecimento e da Paz - Tempo: 2 horas

Todas essas atividades estão devidamente inscritas no FSM e ocupariam um dia e meio na programação.

IMPORTANTE: O encontro de toda a Família ecumênica precederá a Celebração de Abertura do FSM 2009, as 15 horas do primeiro dia.

Uma afirmação de justiça

O PROFEC saúda os/as amigos/as e parceiros/as do FE BRASIL/FE SUD e reafirma sua convicção de que na Coalizão Ecumênica devemos nos posicionar quanto a falta de respeito aos Direitos Humanos. As autoridades governamentais tratam esta questão como uma guerra contra os pobres, de modo particular, é o que está acontecendo na Cidade do Rio de Janeiro e na sua Metrópole (Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo e todos os Complexos de Favelas existentes na cidade do Rio de Janeiro). O que se presencia nesse contexto remete a um cenário de guerra civil, onde algumas autoridades governamentais desencadeiam uma matança aos pequenos e fracos, criando naqueles que estão engajados na luta por paz e justiça a sensação de que a história vai sempre se repetindo (se vence pela força e não por justiça social), e nesta quebra de braço só quem sai perdendo são as populações negras, faveladas, minorias, crianças orfãs e jovens sem opções de uma vida digna.

Fica a pergunta motivadora: será que estamos fazendo muito, ou ainda falta muita coisa a ser feita no caminho da justiça e da solidariedade?

O PROFEC, como membro do FE BRASIL/FE SUD, propõe que, durante o FSM, se expressem nossos anseios comuns por justiça à todos e menos violência.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Território FSM2009


A imagem acima é uma visão panorâmica do território UFPA. Você pode encontrar a área reservada para o território religioso (número 9). O território do Fórum Social Mundial 2009 compreenderá as Universidades Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Federal do Pará (UFPA).

Endereço: Avenida Perimetral, bairro da Terra Firme - Belém/Pará/Brasil.

Vídeos sobre o FSM 2009 no WSFTV

O site http://www.wstv.net/ segue no ar exibindo produções audiovisuais relacionadas aos temas do Fórum Social Mundial. O portal de vídeos pode ser utilizado para hospedar vídeos realizados por qualquer pessoa ou organização identificada com com a Carta de Princípios do FSM. Entre as novidades, quatro vídeos sobre o FSM 2009, gravados durante a reunião de Metodologia e Comunicação que aconteceu em Belém no último mês de Julho.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Breve noticias sobre o FMTL (WFTL) 2009

- A programação de conferências se confirma, com pequenas alterações: a abertura, apenas com Leonardo Boff e no dia 24/01, um painel pela manhã, com Hyun Chung Kyung, da Coréia do Sul, e Michel Dubois, da França, incluindo agora Mary Hunt, dos EUA, que estava prevista para falar com Boff. A alteração atende a necessidade de Mary Hunt, de seu envolvimento com a inauguração do governo de Barak Obama.

- As inscrições encerraram, também para propostas de oficinas e comunicações. Há um quadro amplo de participação que, porém, deverá ser detalhado nos próximos dias, pela comissão responsável. Em seguida, haverá divulgação da progrmação detalhada dessas atividades, bem como envio de instruções para publicação de material.

- No Comitê Local, em Belém, os trabalhos agora tomam intesidade. Os GTs foram revitalizados diante das demandas da preparação, e algumas coisas que pareciam desafio, agora estão mais definidas, como:

* O local do Fórum está definido, acontecerá na Fundação Cultural Tancredo Neves, o Centur, no centro da cidade.
* Os locais de hospedagem estão definidos e com boa margem de vagas. O Comitê Local garante acolhimento para todas/os participantes do FMTL vindos de outros Estados brasileiros, bem como do exterior.
* A participação local no Fórum está gerando uma mobilização em torno de mil pessoas, participando tanto integral como parcialmente no FMTL. Certamente, haverá uma participação popular própria do contexto ecumênico da Amazônia.
* A programação cultural prevista está muito rica, valorizando um repertório regional e a dimensão religiosa, bem como sincrética da cultural popular do Pará.

Para saber mais, visite o site do FMTL.