Desenvolvimento – direitos e justiça

Por que seremos uma Coalizão Ecumênica e de Direitos?
Podemos declarar um sonho em comum. Um novo mundo é possível, em uma sociedade que respeite em sua universalidade os direitos civis e políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, e que ouça o clamor pela justiça, a paz e a integridade da criação. Por isso nos encontraremos em Coalizão, toda a família Ecumênica e o Caucus de Direitos Humanos, sob o tema geral Ecumenismo, Direitos e Justiça Social, durante o Fórum Social Mundial 2009, em Belém.

Nosso tema comum: Desenvolvimento - Direitos e Justiça Social
A atual crise econômica global revela as tramas injustas e a violação dos direitos humanos em todos os continentes. Na base dessa realidade está um modelo de desenvolvimento incapaz de garantir a sustentabilidade ecológica de todo o mundo habitado. Analisar, denunciar e compartilhar alternativas em torno de casos e em apoio a redes em luta pela justiça e pela afirmação de um desenvolvimento com direitos para todos e todas, justo e realmente transformador, é nosso desafio a enfrentar como Coalizão Ecumenismo e Direitos.


terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Impressões da reunião com comitê inter-religioso local em 27 de setembro

O primeiro encontro com o Grupo Inter-religioso de Belém aconteceu em setembro deste ano. O Rev. Francisco de Assis da Silva, da IEAB, representou o FE BRASIL/FE SUD na reunião e partilhou as seguintes impressões:


"Foi uma reunião muito produtiva e com um alto grau de consenso em torno da compreensão do papel e da importância do Comitê Local. Houve questionamento a respeito de que conceito de desenvolvimento está sendo usado para propor o eixo temático que está proposto para a articulação com o Caucus. A despeito de a memória não apontar para isso, resgatei o processo da presença ecumênica e inter-religiosa desde o famoso Painel Inter-religioso feito em 2003. Foi muito expressiva a presença das pessoas - um grupo realmente grande e representativo. Outro ponto a considerar é o histórico desse grupo que se conhece há algum tempo a partir dos embates por Paz e Justiça e isso facilita a confiança e o respeito recíprocos.O grupo definiu uma estratégia de reuniões mais freqüentes para dar mais efetividade ao trabalho de articulação local. Um grande diferencial também é que o grupo inter-religioso já recebeu o reconhecimento do Comitê paraense do FSM e constitui por si só um GT ao lado dos outros que estão constituidos.Uma outra boa noticia é que já se tem um espaço definido dentro do território do FSM e além do mais também haverá uma tenda e um palco. Sinto que eles se sentiram muito valorizados com a presença de alguém do FE BRASIL. A dinâmica do grupo está tão acelerada que já estão sendo propostas atividades por parte de alguns grupos, revelando assim o excelente nível de interesse."



Rev. Francisco tamém compartilhou a foto em anexo, que mostra onde estará o espaço inter-religioso durante o FSM 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário